• VCR Notícias

Vantagens da terceirização Fiscal



A terceirização fiscal é uma realidade presente em muitas empresas de pequeno e médio porte, pois as vantagens são consideravelmente superiores à manutenção de um profissional exclusivo para essa função. Desde a quantidade de tarefas que uma empresa precisa realizar até os gastos com despesas trabalhistas, são alguns motivos que levam as empresas à terceirização de suas obrigações contábeis e fiscais. Confira essas e outras vantagens de optar pela terceirização destes departamentos.

Gastos reduzidos com a terceirização

A terceirização dos serviços contábeis é certamente mais econômica do que a criação de um setor específico e a manutenção de um profissional contratado dentro da empresa. A contratação de um profissional implica no pagamento de encargos trabalhistas e previdenciários, como salário, FGTS, férias, 13º. Salário, INSS e outros. A terceirização implica apenas no pagamento do serviço prestado, pois há apenas um contrato de prestação de serviços e não um vínculo empregatício. Além disso, caso a empresa tenha períodos de baixa atividade, o profissional pode não ter tanta demanda de trabalho e ser mantido ocioso dentro da empresa, trazendo gastos desnecessários. Nesse contexto, o excesso de burocracia, as várias mudanças na legislação e altos gastos com profissionais são algumas das razões apontadas para justificar a terceirização dessas áreas, o que tem sido a escolha de um número cada vez maior de empresas.

Manter o foco

Se a empresa deseja manter o foco em suas ações e estratégias, a terceirização Fiscal também é uma solução. Todos os funcionários se manterão concentrados no objetivo central da empresa, sem precisar se preocupar com as questões burocráticas que são altamente especializadas e que exigem estudos e atenção. Deixar o serviço fiscais e tributários para uma empresa especializada é sinônimo de tranquilidade e de direcionamento ao que realmente interessa para que a empresa prospere. Principalmente entre as pequenas e médias empresas, as tarefas acessórias acabam tomando grande parte do tempo dos empresários, que acabam deixando de lado as tarefas principais de suas empresas para cuidar da administração dessas áreas. Quer saber quais são os maiores benefícios de fazer a terceirização fiscal? Então acompanhe o nosso texto para saber como tomar essa decisão.

Mudanças na legislação

A Legislação brasileira é uma área bastante complexa, que exige amplo conhecimento e reciclagem. A legislação fiscal muda constantemente, fazendo com que seus profissionais necessitem se atualizar com novos cursos e especializações sobre a legislação vigente. Uma empresa de serviços fiscais já está preparada para isso, pois constantemente efetua e realiza cursos de reciclagem. Hoje, devido às constantes mudanças da legislação, cuidar da organização tributária e fiscal das empresas se tornou um grande desafio para todos os profissionais envolvidos nesse processo. Ao mesmo tempo, a Receita Federal tem apertado a fiscalização sobre as empresas, criado formas cada vez mais modernas de fiscalizar a execução das obrigações fiscais e contábeis. Devido a essas dificuldades, a terceirização fiscal é essencial para diminuir os riscos fiscais do seu negócio. Terceirizar significa permitir que os serviços fiscais da sua empresa sejam executados por profissionais especializados no assunto, diminuindo os riscos de receber multas e sanções governamentais.

Além disso, a terceirização dos serviços fiscais apresenta uma rápida implementação do serviço, com um baixo investimento em infraestrutura em tecnologia, além de possibilitar a expansão da operação fiscal da empresa.

Maximização do planejamento fiscal

Não há decisão administrativa que tenha mais impacto nas suas contas do que a escolha do regime tributário! Escolher um regime de tributação eficiente fará com que a sua empresa pague o mínimo de impostos necessários dentro da lei, reduzindo diretamente os gastos fiscais do seu negócio.

Além de ajudar a escolher o melhor regime tributário, ao fazer o outsourcing fiscal, você irá contar com uma equipe especializada em diversos tributos na legislação vigente, a fim de otimizar a execução do seu planejamento fiscal, reduzindo custos e ajudando sua empresa a crescer.

Profissionais com experiência e amplitude

Ao terceirizar seu departamento fiscal você contrata uma empresa que possui uma equipe especializada, e não apenas um profissional. Isso significa a possibilidade de melhor resolução dos problemas que surgirem e menores chances de deslizes que podem acarretar em despesas tributárias. Além disso, como eles prestam serviços para diversas empresas, sua experiência e conhecimento da legislação será amplo, trazendo mais agilidade e soluções. Ao contrário, um profissional que lida apenas com uma determinada empresa certamente terá mais dificuldades diante de um problema inesperado que está fora de sua atuação diária.

E então, você está convencido de que o melhor a fazer pela sua empresa – do ponto de vista financeiro e operacional – é a terceirização de suas atividades contábeis? Se ainda não está, pesquise você mesmo os custos de manter um funcionário e os serviços cobrados por uma empresa terceirizada.

Diminua custos em tarefas não relacionadas ao seu negócio principal. Resumindo:

O Business Process Outsourcing (BPO) é a terceirização de processos do negócio, a solução desenvolvida com o objetivo de diminuir os custos em tarefas que não estejam relacionadas com os negócios principais da sua empresa.

Quais operações são feitas pela gestão fiscal?

  • Soluções que assumem todas as operações “meio” da sua organização;

  • Redução de custos;

  • Aumento da produtividade e da capacidade competitiva;

  • Seu negócio focado em processos-chave.

  • Gestão das obrigações fiscais;

  • Utiliza como base informações do ERP ou Sistema Fiscal;

  • Garante eficiência e transparência nas obrigações geradas.

  • Contempla a fase final do processo, com apoio à validação das informações contábeis e fiscais já apuradas;

  • Visa minimizar riscos e gerar arquivos magnéticos ao fisco;

  • SPED Fiscal, SPED Contribuições, ECD, ECD, REINF, eSocial.

  • Alocações, gestão, gestão fiscal e entrega das informações;

  • Adequa-se a empresas que, por estratégia no core business, não trabalham com estrutura própria para gestão fiscal, tributária e contábil.

  • Escrituração das notas físicas de entrada e saída,

  • Serviços prestados e tomados,

  • Organização dos recibos de locação,

  • Geração e validação de obrigações acessórias,

  • Apuração de impostos e contribuições periódicas,

  • Entrega das obrigações aos órgãos governamentais,

  • Escrituração dos Livros Fiscais,

  • Consultoria sobre impostos e contribuições segundo a legislação vigente.

  • Auditoria e controle na contratação de terceiros.

Optar pelo outsourcing fiscal é — certamente — uma decisão estratégica acertada da sua empresa, principalmente se ela for uma PME. Você ainda tem alguma dúvida sobre a terceirização fiscal? Então não se esqueça de nos contatar.

Fale com a VCR

#TERCEIRIZAÇÃOFISCAL #OUTSOURCING

29 visualizações

© 2016 por VCR Assessoria e Consultoria Fiscal Ltda. 

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Google+
Newsletter VCR Assessoria
Clique e cadastre-se:                             
 
 
 
 
Acompanhe-nos:

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."

Romanos 11:36