• VCR Notícias

25 de Abril - Dia do Contabilista


CONTABILISTA OU CONTADOR? O que sou?


Hoje 24 de abril foi o dia do contabilista!

Muitas pessoas não sabem a diferença entre o Contador e o Técnico em Contabilidade, os dois gêneros da profissão contábil.

O Decreto Lei N. 9.295 de 27 de maio de 1946 criou o Conselho Federal de Contabilidade, definiu as atribuições do Contador, do Técnico em Contabilidade e deu outras providências.

Contador é o profissional graduado em Ciências Contábeis, curso superior que possui habilitação para, além de exercer a atividade de contabilista, realizar atividades de Auditoria e Consultoria, o que não é permitido ao contabilista.

Técnico em Contabilidade é o profissional de nível médio com registro nos órgãos de conselho de classe. Até meados dos anos 70, o profissional contabilista era chamado de guarda livros, antiga expressão em desuso.

Contabilista é um adjetivo ao profissional que exerce a pratica da Ciência Contábil, sendo nos níveis superior ou técnico. Em 2012, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade determinou que os CRCs substituíssem o termo Contabilista por Profissional da Contabilidade.

Em artigo recentemente publicado, define:

CONTABILISTA — É sinônimo de contabilidade, de campo de atuação dos contadores e dos técnicos em contabilidade. É uma palavra formada pelo adjetivo “contábil”, acrescida do sufixo “ista”. É o mesmo que “engenheiralista, “medicinalista”, “direitista”, “agronomista”.

CONTADOR — Profissional universitário que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade; denominação profissional dada aos detentores do título universitário de bacharel em Ciências Contábeis (instituído pelo Decreto-Lei nº 7.988, de 22.09.45), registrado no Conselho Regional de Contabilidade ou que, por equiparação, a lei outorgou quando da criação do curso superior de Contabilidade.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE (Denominado por alguns de “Contabilista”) — Profissional que executa a função técnica da contabilidade. É o sucessor do antigo guarda-livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, curso de nível médio, instituído pelo Decreto-Lei nº 20.158, de 30.06.1931. Através da Lei nº 3.384, de 28.04.1958, o antigo guarda-livros foi transformado em técnico em contabilidade.

Por fim, entendemos que existem duas datas distintas. 25 de abril é o dia do Profissional da Contabilidade, ou seja, todos que exercem a atividade de contabilista, e o DIA DO CONTADOR comemorado em 22 de setembro.

#Ativoimobilizado #VCRAssessoria

12 visualizações

© 2016 por VCR Assessoria e Consultoria Fiscal Ltda. 

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White LinkedIn Icon
  • Branca Ícone Google+
Newsletter VCR Assessoria
Clique e cadastre-se:                             
 
 
 
 
Acompanhe-nos:

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."

Romanos 11:36